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segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

EXERCÍCIOS - CONJUNÇÕES


EXERCÍCIOS - CONJUNÇÕES

1. (2017-COSEAC) No trecho “Mas os fatos nem sempre correspondiam ao texto e, para ser franco, direi que muitas vezes o contradiziam”, a conjunção adversativa sublinhada pode ser substituída, mantendo-se a ideia de oposição, por: 
a) então.                  b) portanto.             c) entretanto.
d) desse modo.        e) assim sendo. 

2. (2017-COSEAC) A expressão “à proporção que”, que denota proporcionalidade, sem alteração do sentido pode ser substituída por: 
a) pelo que                       d) por conta de que.
b) à medida que.              e) tendo em vista que.
c) toda vez que. 

3. (2016-COSEAC) Responda a questão, com base no fragmento a seguir: 
“Depois de tudo combinado, quis ser simpática e encerrar a troca de mensagens com um emoji sorridente ou com uma mãozinha com o polegar levantado, mas me atrapalhei e mandei um coração vermelho, gigantesco, batendo forte. Pura paixão.”
O fragmento em destaque fica com seu sentido ALTERADO se substituído por
a) Depois de tudo combinado, quis ser simpática e encerrar a troca de mensagens com um emoji sorridente ou com uma mãozinha com o polegar levantado, atrapalhei-me, no entanto, e mandei um coração vermelho, gigantesco, batendo forte. Pura paixão.
b) Quis ser simpática, depois de tudo combinado, e encerrar a troca de mensagens com um emoji sorridente ou com uma mãozinha com o polegar levantado, atrapalhei-me, porém, e mandei um coração vermelho, gigantesco, batendo forte. Pura paixão.
c) Quis ser simpática, depois de tudo combinado, e encerrar a troca de mensagens com um emoji sorridente ou com uma mãozinha com o polegar levantado, atrapalhei-me, todavia, e mandei um coração vermelho, gigantesco, batendo forte. Pura paixão.
d) Depois de tudo combinado, quis ser simpática e encerrar a troca de mensagens com um emoji sorridente ou com uma mãozinha com o polegar levantado, atrapalhei-me, portanto, e mandei um coração vermelho, gigantesco, batendo forte. Pura paixão. 

4. (2018-UECE) Assinale a opção que garante a mesma ideia presente em: “Não é punitivo, mas alerta”.
Parte superior do formulário
a) Como não é punitivo, alerta.
b) Uma vez que é punitivo, alerta.
c) Embora não seja punitivo, alerta.
d) Ainda que seja punitivo, alerta.

5. (2016-COSEAC) “Portanto, ao apresentar-me aqui como brasileira, automaticamente sou romana, sou egípcia, sou hebraica.”
O período transcrito acima, em relação ao que lhe antecede no texto, exprime o sentido de: 
a) adição.                b) conclusão              c) explicação.
d) concessão.          e) conformidade. 

6. (2016-COSEAC) Dos fragmentos abaixo, aquele em que a conjunção coordenativa E, em destaque, está empregada em sentido distinto das demais é:
a) “É casa da minha carne E do meu espírito.”
b) “É a terra onde nascem as bananas da minha infância E as palavras do meu sempre precário vocabulário.”
c) “poetas dos sonhos E do sarcasmo”.
d) “as cordas da guitarra E do coração.”
e) “soçobrar com ele E revivê-lo ao mesmo tempo?”

7. (2016-COSEAC) A substituição do conectivo em destaque altera o sentido fundamental do enunciado em:
a) “a mão de obra capaz de substituir o indígena, POIS este não estava afeito ao trabalho” / porquanto.
b) “a influência não foi do negro em si, MAS do escravo e da escravidão” / senão.
c) “Essa situação de escravo, PORTANTO, marca como traço (...) a presença do negro africano no Brasil” / pois.
d) “Não puderam os escravos negros manter íntegra sua cultura, NEM utilizar (...) suas técnicas em relação ao novo meio.” / e não.
e) “OU porque (...) receberam ou perderam certos elementos culturais, OU porque (...) tiveram sua cultura deturpada.” / já... já.

8. (2015-COSEAC) A alternativa em que a conjunção “como” tem, fundamentalmente, o mesmo valor relacional que em: “assentado na ideia de que a sociedade se organiza COMO uma família” é: 
a) Como fazia calor, entreabriu as janelas.
b) Como todos devem saber, gosto de literatura.
c) Mostrava-se tão estudiosa como inteligente.
d) Era, como sempre lhe disse, um bom aluno.
e) Como ele obteve essa nota ninguém sabe. 

9. (2014-COSEAC) Nos trechos abaixo, foram destacadas conjunções e locuções subordinativas e, em seguida, classificadas pelo sentido que introduzem nas orações. A classificação NÃO corresponde ao sentido da conjunção em:
a) ''QUE chega a ser desejável o não comparecimento de 90 por cento dos funcionários'' / consecutiva.
b) ''PARA QUE os restantes possam, na calma, produzir um bocadinho'' / proporcional.
c) ''QUANDO um vigia brotou da grama e puxou-o pela perna'' / temporal.
d) ''SE você começa a virar macaco pela parede acima'' / condicional.
e) ''PORQUE a patroa me escaramuçou'' / causal.

10. (2008-COSEAC) “Você adora esse ritmo, esse pique, essa contínua aceleração. Já que você acelerou sua vida, você precisa agora encontrar um modo de desacelerá-la.”
Ao reescrever o período acima, assinale a opção em que a substituição do conectivo mantém uma relação de sentido equivalente, observando os ajustes necessários.
a) Embora você tenha acelerado sua vida, você não precisa encontrar um modo de desacelerá-la.
b) Como você acelerou sua vida, você precisa agora encontrar um meio de desacelerá-la
c) Quando você acelerou sua vida, você precisou encontrar um modo de desacelerá-la.
d) Para que acelere sua vida, você precisa agora encontrar um meio de desacelerá-la.
e) Você acelerou tanto a sua vida, que você precisa agora encontrar um meio de desacelerá-la.

11. (2012-FEC-Adaptada)  É insustentável o comentário que se faz acerca de:
a) MAS / contrapõe argumentos orientados no texto para conclusões contrárias.
b) PORTANTO / introduz conclusão preliminar à conclusão a que se pretende chegar.
c) JÁ / introduz argumento cujo pressuposto é: “antes, pouca gente frequentava a favela”.
d) APESAR DE / introduz argumento orientado para a conclusão do texto.
e) E - em: “possuem histórias de vida E” -  / soma argumentos a favor da conclusão pretendida.

12. (2012-FEC) Em: “A revolução se faria de imediato nessas cidades, e em todo o Brasil levaria 20 anos”, a conjunção “e” assume o mesmo valor relacional que na seguinte frase extraída do São Bernardo, de Graciliano Ramos:
a) “Madalena estava prenha, e eu pegava nela como em louça fina”.
b) “O nordeste começou a soprar, e a porta bateu com fúria”.
c) “Joguei o guardanapo sobre os pratos, antes da sobremesa, e levantei-me”.
d) “No tempo de D. Pedro, corria pouco dinheiro, e quem possuía um conto de réis era rico”.
e) “O vento frio da serra entrava pela janela, mordia- me as orelhas, e eu sentia calor”.

13. (2010-FEC) A conjunção "como", nas orações "como mostramos todos os meses em nossa revista" e "Como sempre digo", tem o mesmo valor significativo que em:
a) Como foi combinado, partimos bem cedo.
b) Como fazia calor, abrimos as janelas.
c) Não sei como ela suportou tanta injustiça.
d) Era tão alto como o irmão.
e) Saltava pelo campo como uma lebre.

14. “Na verdade, até que gostamos do filme também: o sentido foi mantido, a escolha do elenco foi adequada, e a trilha sonora reforçou a camada afetiva da narrativa”.
O texto acima permanecerá redigido conforme a norma-padrão e com o sentido preservado, caso o sinal de dois-pontos seja substituído pela vírgula seguida da seguinte expressão: 
Parte superior do formulário
a) porquanto                      d) por conseguinte 
b) ainda que                       e) a fim de que
c) em contrapartida
Parte inferior do formulário

15.(2018-UFMG) Leia este trecho.
Falo do Rio, mas o alerta serve para o Brasil inteiro neste verão.
Sem alterar o sentido do texto, o termo destacado pode ser substituído por
Parte superior do formulário
a) todavia.      b) portanto.     c) assim.      d) logo. 
Parte inferior do formulário

16. (2018-IBADE) A opção que pode substituir a conjunção destacada em: “Até tentei levar uma caneca, MAS era muito pesada e ocupava muito espaço em minha bolsa.” sem alteração de sentido, é:
Parte superior do formulário
a) entretanto.        b) por isso.              c) portanto. 
d) porque.            e) por conseguinte. 
Parte inferior do formulário

17. (2018-CESGRANRIO) A relação de oposição de ideias que há entre as orações do período “Essa cena deve ter durado não mais que uma hora, mas para mim pareceu o dia inteiro” está mantida conforme as normas da língua-padrão na seguinte reescritura:
Parte superior do formulário
a) Embora essa cena devesse ter durado não mais que uma hora, para mim pareceu o dia inteiro.
b) Essa cena, mesmo que tivesse durado não mais que uma hora, mas para mim pareceu o dia inteiro.
c) Mesmo que essa cena tenha durado não mais que uma hora, ainda que para mim tenha parecido o dia inteiro.
d) Para mim essa cena pareceu durar o dia inteiro, porquanto deve ter durado não mais que uma hora.
e) Pareceu para mim que essa cena durara o dia inteiro, em contrapartida ter durado não mais que uma hora. 
Parte inferior do formulário

18. (2018-FGV) Considerando a conjunção E, ocorre inadequação na troca de posição dos elementos sublinhados em: 
Parte superior do formulário
a) “... que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação”;
b) “... que pune injúrias, difamações e calúnias”;
c) “bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita;
d) “...os avanços da informática mais cedo ou mais tarde colocarão à disposição dos usuários e das autoridades”;
e) “Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer, ainda que em citação longa e sem aspas”.
Parte inferior do formulário

19. (2018-VUNESP) Nas passagens “Porque, como dizia o Irmão Lourenço, no schola sed vita – é preciso aprender não para a escola, mas para a vida.” e “Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste! Criança – não verás nenhum país como este!”, as conjunções destacadas estabelecem, correta e respectivamente, relações de sentido de
Parte superior do formulário
a) conformidade e causa.
b) comparação e causa. 
c) conformidade e comparação. 
d) comparação e comparação.
e) conformidade e conformidade.
Parte inferior do formulário

20. (2018-FGV) O segmento em que a conjunção E tem valor adversativo (oposição) e NÃO aditivo (adição) é: 
Parte superior do formulário
a)  “...crescimento da violência em alguns estados do Sul e do Sudeste”; 
b) “Todos se assustam, o tempo passa, e pouca ação decorre de fato”;
c) “Tem sido assim com o governo federal e boa parte das demais unidades da Federação”;
d)  “...viaturas e novas tecnologias”;
e) “Definir metas e alcançá-las...”. 
Parte inferior do formulário


GABARITO:

1.C   
2.B       
3.D 
4.C   
 5.B   
6.E  
7.C   
8.C           
9.B   
10.B   
11.D   
12.E  
13.A  
14.A 
15.A 
16.A   
17.A   
18.B   
19.C  
20.B


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